PRODUTOS ***
...............................................................................................
ENGARRAFADOS GRANEL A PRODUÇÃO
Receitas com Cachaça
 
veja nosso livro de receita
    A boa nova é que o destilado símbolo do país ganhou uma data em sua homenagem:
Saiba mais
HOME
Livro Cachaça e Gastronomia 2014 cria roteiro nacional para apreciar a bebida

O guia reúne estabelecimentos de 12 cidades brasileiras, de diferentes estados que têm a aguardente como principal atrativo.

Bendita, marvada, mé, guaraciaba. Não faltam sinônimos para a aguardente batizada de maneira diferente em cada canto do Brasil. Bebida produzida há mais de 450 anos, ela é considerada patrimônio nacional da gastronomia. Pela importância que o destilado nacional tem, um grupo de produtores culturais e especialistas em cachaça viajaram durante quatro anos colhendo histórias e referências da bebida em diferentes estados. E com o objetivo de criar um guia para os apreciadores, criaram o livro Cachaça e Gastronomia 2014. A coletânea foi realizada pelo Mapa da Cachaça, projeto que reúne referências culturais, históricas e sensoriais sobre a bebida, junto ao Ministério da Cultura e o grupo Destemperados.

Nas 12 cidades que foram visitadas, foi reunido conteúdo com os vários tipos de cachaça, as diferenças na produção industrial e artesanal, os tipos de madeira para envelhecimento, resenhas sobre os 100 estabelecimentos, além de dicas para a degustação. Entre as cidades estão Recife, Salvador, Natal e Fortaleza. Todo texto é traduzido para o inglês e traz receitas feitas por chefes e mixologistas. A equipe do Mapa da Cachaça planeja tornar o projeto anual e já prepara o lançamento de 2015 e outra edição especial para 2016, voltada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Na seção do Recife, aparecem oito bares localizados na Encruzilhada, no Espinheiro, em Casa Amarela, na Boa Vista, em Nova Descoberta, no Ipsep e no Pina. Entre eles estão o Cordel Botequim, que serve linguiça artesanal flambada na cachaça, servida com farofa e vinagrete. O Cozinhando Escondidinho também aparece na edição 2014 do Cachaça e Gastronomia, onde o sabor da aguardente é encontrado na sobremesa. Em uma releitura da cartola, o doce de banana com queijo coalho aparece flambado na cachaça e coberto com mel de engenho. O download da edição deste ano pode ser feito no site do Mapa da Cachaça.

Serviço

Cachaça e Gastronomia 2014
Link para download



Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br
APAR LINKS ÚTEIS LOCALIZAÇÃO  
Normatização SEBRAE-PE Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2028 - Sala 02  
Legislação APEX BRASIL Imbiribeira - Recife/PE - Brasil  
Meio Ambiente IBRAC Telefone: +55 81 3338.6820
       
webmail desenvolvido por dotlink